top of page
GR PARA .jpg

WhatsApp Image 2023-02-07 at 11.39.47.jpeg

QUEM SOMOS

O GR – PAR é um departamento do Gama, e foi criado para aglutinar os líderes sociais dos distritos de Parelheiros e Grajau.
Das 265 comunidades que compõe estes 2 distritos o Gr - Par, está inserido em mais de 165 delas. E os nossos objetivos são identificar as dificuldades de cada comunidade, e entrar em ação para dirimir tais problemas, onde os braços do poder público não alcança ou faz de forma deficitária, nossos objetivos são alcançar a melhoria de vida em favor de cada comunidade.

Segue um leve histórico de nossa região. Em união social, com parceiros empreendedores, sem vínculos político, com o objetivo de cuidar e acolher a comunidade Unidos podemos muito! Para fortalecer e enriquecer a comunidade basta a boa ação e disposição. Venha conosco nessa causa !

GRAJAU e PARELHEIROS

GRAJAU

Grajaú é um distrito do município de São Paulo, localizado na Zona Sul. Grajaú figurou na lista dos piores distritos de São Paulo, ocupando a posição de sétimo pior IDH da cidade. A grande maioria dos bairros que estão às margens da represa Billings ainda não possuem saneamento básico; mesmo com rede de esgoto, os detritos são direcionados para a represa pela empresa de saneamento. Em bairros onde não existe rede coletora, o esgoto corre a céu aberto ou são utilizadas fossas. O distrito tem pouco mais de 50% de seus moradores com cobertura de serviço de saúde realizado por agentes de saúde do programa saúde da família. Muitos bairros ainda não possuem Unidade Básica de Saúde (UBS) e as que existem estão sobrecarregadas. Uma grande demanda por educação também é visível principalmente no ensino fundamental. A Região não possui nenhuma delegacia de atendimento às mulheres vítimas de violência. Os espaços públicos são poucos e Centros de Criança é Adolescentes (CCA) regularmente têm filas de espera diárias muito grandes.

Entre outras causas. 

PARELHEIROS

Parelheiros É o segundo maior distrito do município em extensão territorial, embora seja muito pouco povoado. Tem a maior parte da área coberta por reservas ambientais da mata atlântica — nele, localiza-se a Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos e parte da Área de Proteção Ambiental Ilha do Bororé-Colônia. Em Parelheiros, também se encontra a aldeia indígena guarani Krukutu.

É uma área com crescimento acelerado, A carência de um planejamento metropolitano e a urbanização perversa da cidade gera vetores de desestabilização na região de mananciais. muito além das taxas ocupacionais de outras regiões, ameaçando a manutenção do Distrito como um dos pólos que asseguram a qualidade de vida da cidade de São Paulo. A preocupação com a escassez da água tem levado à mobilização e estudos por parte de várias instituições civis e governamentais, implantando operações específicas por exemplo a Operação Defesa das águas.

A ocorrência de tal fluxo migratório e a ocupação inadequada do solo nas áreas de mananciais, torna explícita a necessidade de construções de unidades habitacionais, para acomodar as remoções de famílias quando das ampliações viárias urbanas, das desocupações de áreas de risco, aumento do custo habitacional, desemprego e baixa geração de renda.

não existe oferta habitacionais para a população de baixa renda, que compra os lotes por preço irrisórios com contratos de gaveta, passam a ocupar desordenadamente o território gerando grande demanda para a prestação de serviços de toda ordem, gerando um custo ampliado por conta da dificuldade de acesso.

Av. teotonio Vilela
bottom of page